logo
Início

Artista potiguar participa de exposição que destaca arte afro-diaspórica em São Paulo

Cultura
Wender Gomes
📅06/12/2024 às 11:44

Trabalho de Jota Mombaça, natural do Rio Grande do Norte, é parte da mostra “Ancestral: afro-américas – Estados Unidos e Brasil”, ao lado de outros grandes artistas dos dois países

Jota Mombaça (1982, Rio Grande do Norte, Brasil), é um dos grandes nomes que representam a arte afro-diaspórica brasileira na exposição “Ancestral: Afro-Américas – Estados Unidos e Brasil”, em exibição no Museu da Arte Brasileira da FAAP, em São Paulo. 

A artista do Rio Grande do Norte exibe três obras “Djanira”, parte da série de dez peças em cerâmica apoiadas em tijolos que compõe a série “As Djaniras”, ao lado de trabalhos de outros 73 artistas dos Estados Unidos e do Brasil, dentre eles grandes nomes como Abdias do Nascimento, Rosana Paulino, Bispo do Rosário, Nari Ward e Simone Leigh. 

Inspirada pela poesia, teoria crítica e performance, Jota Mombaça explora questões relacionadas à crítica anticolonial e à desobediência de gênero, investigando e instigando a memória, a resiliência e a efemeridade dos materiais em suas performances. Atualmente vivendo entre Lisboa e Amsterdã, a artista brasileira já realizou exposições no Centre d’Art Comtemporain de Genéve, na França; no CCA Berlin, na capital alemã; na Bienal de Sydney, na Austrália; e recentemente fez parte da 34° Bienal de São Paulo.  

A mostra “Ancestral: Afro-Américas – Estados Unidos e Brasil” conta com curadoria dupla da brasileira Ana Beatriz Almeida e da americana Lauren Haynes e direção artística de Marcelo Dantas, e fica em cartaz em São Paulo até 26 de janeiro de 2025, com entrada gratuita. Após o período, a exposição seguirá em itinerância para Salvador, Belo Horizonte, Brasília e Rio de Janeiro. 

Com apoio da Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP e da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, tem patrocínio do BB Asset, Bradesco, Caterpillar, Instituto CCR, Citi, Itaú Unibanco, Whirlpool e Bank of America – que cedeu 52 obras de seu acervo para a mostra. Além dele, o Museu Afro Brasil também cedeu obras de sua coleção para a ocasião.  

Serviço:  

Exposição “Ancestral: Afro-Américas – Estados Unidos e Brasil”  
Direção Artística: Marcello Dantas  
Curadoria: Ana Beatriz Almeida e Lauren Haynes  
Patrocínio: BB Asset, Bradesco, Caterpillar, Instituto CCR, Citi, Itaú Unibanco, Whirlpool e Bank of America  
Período: de 29 de outubro de 2024 a 26 de janeiro de 2025  
Local: MAB – FAAP – Rua Alagoas, 903, Higienópolis, São Paulo  
Funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h. Fechado às segundas-feiras.  
Entrada gratuita.  
Mais informações: (11) 3662.7198  

Foto: Reprodução

2024 - Wender Gomes. Todos os direitos reservados.
Desenvolvidor por Pedro Lucas