Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Alguns são necessários para o funcionamento do site, enquanto outros nos ajudam a entender como você o utiliza e a personalizar anúncios.
Iniciativa visa aumentar a representatividade feminina na maior enciclopédia colaborativa do mundo e combater o viés de gênero no conhecimento científico.
O Museu Câmara Cascudo (MCC/UFRN), em parceria com a Wikimedia Brasil e o Coletivo Maria Emília, realiza no dia 26 de abril a Editatona Mulheres Brasileiras na Ciência. O evento, em formato de curso online e gratuito, tem como objetivo capacitar participantes a criar e editar verbetes sobre cientistas brasileiras na Wikipédia, a maior enciclopédia colaborativa do mundo. As inscrições são gratuitas e estarão abertas até o dia 7 de abril. As vagas são limitadas (30 para o público interno da UFRN e 20 para o público externo). Os interessados devem preencher um formulário online através do link: bit.ly/EditatonaMulheresNaCiencia.
A iniciativa busca combater a sub-representação feminina na plataforma, onde somente 19% das biografias são de mulheres, segundo dados do WikiProject Women in Red. No Brasil, a desigualdade de gênero na ciência também é evidente, com as mulheres sendo minoria em cargos de liderança e em áreas como Ciências, Tecnologia, Engenharia, Matemática e Medicina, apesar de serem maioria dentre os estudantes matriculados nas universidades.
“A invisibilidade das mulheres na ciência é um problema histórico e estrutural”, afirma Phiética Silva, Doutora em Psicobiologia (UFRN), Coordenadora Técnico-científica e Cultural do MCC, além de coordenadora do projeto. “Ao dar visibilidade às suas contribuições, não apenas fazemos justiça ao seu legado, mas também inspiramos novas gerações de meninas e mulheres a seguirem carreiras científicas”, destaca.
O que é uma editatona?
Uma editatona (ou maratona de edição) é um evento colaborativo onde pessoas se reúnem, presencialmente ou online, para editar e melhorar um tópico específico na Wikipédia. É uma forma eficaz de aumentar a quantidade e a qualidade do conteúdo na plataforma, promovendo o conhecimento livre e a colaboração.
Programação e inscrição
O curso, com duração de 8 horas, combina teoria e prática. Os participantes aprendem sobre o funcionamento da Wikipédia e os princípios da edição colaborativa, a desigualdade de gênero na ciência e na própria Wikipédia, os critérios de notoriedade para biografias na plataforma, a busca de fontes confiáveis e a estruturação de verbetes, além de boas práticas de edição e ética. Além das aulas expositivas, haverá oficinas práticas de edição, com acompanhamento da equipe organizadora e de mediadores experientes.
No formulário de inscrição é preciso indicar nome, instituição/organização, e-mail, nome de usuário na Wikipédia e a sugestão de pelo menos uma cientista brasileira com referências que comprovem sua notoriedade. A seleção será feita por ordem de inscrição, priorizando estudantes e pesquisadores da UFRN e público externo.
A Editatona Mulheres Brasileiras na Ciência tem o apoio da Pró-reitoria de Extensão da UFRN e conta com a mediação de Henrique Neiva (Wikimedia Brasil).
Serviço:
Evento: Editatona Mulheres Brasileiras na Ciência (curso online)
Data: 26 de abril de 2025 (sábado)
Horário: 9h às 17h (8 horas, com intervalos)
Local: Online (plataforma Google Meet, link enviado aos inscritos)
Inscrições: 21 de março a 7 de abril de 2025 através do link: bit.ly/EditatonaMulheresNaCiencia
Vagas: Limitadas (50 total)
Realização: Museu Câmara Cascudo (MCC/UFRN)
Apoio: Wikimedia Brasil e Coletivo Maria Emília
Foto: Divulgação