Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Alguns são necessários para o funcionamento do site, enquanto outros nos ajudam a entender como você o utiliza e a personalizar anúncios.
Com 40 anos de trajetória, o mineiro Camaleão Grupo de Dança desembarca em Natal no mês de maio com a apresentação gratuita do espetáculo Verga e a realização de uma oficina de Dança Contemporânea. A iniciativa integra o Circuito Funarte de Dança Klauss Vianna, promovendo circulação em cidades e espaços públicos descentralizados e contribuindo para a democratização cultural no país. A produção local é assinada por Diana Fontes – Direção e Produção Cultural.
No dia 13 de maio, às 19h, a Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão (EDTAM) recebe uma oficina com Inés Amaral, diretora artística do grupo. A atividade é uma experiência de formação e mediação cultural com duração de duas horas, divididas entre prática e bate-papo com os integrantes do Camaleão.
A metodologia é baseada no Continuum Training System, sistema de treinamento corporal inspirado na física e desenvolvido a partir da análise de técnicas de dança e movimento. Entre os focos da prática estão a eficiência e habilidade no deslocamento, a consciência de 360º e tridimensionalidade, a precisão técnica aliada à solução de desafios em cena, e o desenvolvimento do centro de força e equilíbrio. A oficina também explora quedas e instabilidades, utilizando o corpo em diferentes apoios — mãos, pés, cotovelos e cabeça — e desenvolvendo uma relação singular com o chão e o espaço ao redor.
A participação é gratuita e voltada à comunidade artística. As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas já estão abertas: https://forms.gle/TBSyjrk7u4dTpXQN6
Como parte da programação do Circuito Camaleão, o grupo apresenta o espetáculo Verga no dia 14 de maio, às 17h, na Praça Pedro Velho (Praça Cívica). Com direção artística e coreográfica de Inés Amaral, Verga propõe um mergulho poético nas tensões entre o profano e o sagrado, o feminino e o masculino, a luta e a dança. Criado de forma colaborativa com a direção coreográfica de Inês Amaral, o espetáculo tem a influência de 5 anos de pesquisa da Capoeira, sob a orientação de Mestre Agostinho (Grupo Ginga – BH/MG).
Fundado em 1984 pela diretora Marjorie Quast, o Camaleão Grupo de Dança é referência nacional em criação, pesquisa e difusão da dança contemporânea. Com sede em Belo Horizonte (MG), o grupo acumula 22 espetáculos, 50 prêmios e mais de quatro décadas de atuação voltada à formação artística, responsabilidade social e investigação de novas linguagens corporais. Seu projeto social atende mais de 200 crianças em comunidades de risco.
Programação em Natal
13/5 – terça-feira, 19h
Oficina Técnica Continuum e Mediação Cultural
Local: Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão
Rua Chile, 160 – Ribeira
14/5 – quarta-feira, 17h
Espetáculo Verga
Local: Praça Pedro Velho (Praça Cívica)
Foto: Divulgção