Que Maracajaú é conhecida por suas belezas naturais eu já sabia. Mas, tive a felicidade de conhecer também um destino cheio de sabores e saberes. A convite da Abrasel, estive na praia para participar do Sabores de Maracajaú, festival que trouxe o “Polvo” como estrela da casa.
Minha primeira parada foi no Restaurante Anéis de Maracajaú, que possui uma vista linda para quem quer curtir um fim de tarde com os amigos e aproveitar o melhor da natureza. Com sofás e acolchoados e um visual maravilhoso, é a mistura ideal para uma vibe tardezinha.
O local conta ainda com o Projeto Tartarugas ao Mar, com pessoas que trabalham diariamente para proteger ovos e futuros filhotes, identificando e transferindo os ninhos que estão em áreas consideradas de risco. Uma bela oportunidade para aprender mais sobre educação e preservação ambiental.
Após conhecer a iniciativa, voltei ao restaurante para apreciar o cardápio. Como entrada, pedi o famoso pastel de arraia, que de fato é uma iguaria e tanto. Potiguar que não resiste a camarão, também pedi um ensopado. Ambas entradas estavam deliciosas.
Entradinhas: Pastel de Arraia e Ensopado de Camarão / Foto: Wender Gomes
O pastel de arraia foi algo inédito e, sinceramente, eu gostei muito. Tanto que repeti. Visualmente, parece um frango desfiado. Já o sabor me fez lembrar sururu e marisco. Como dizia a minha avó, tem gosto de mar. O ensopado dispensa comentários. Bem temperado, da maneira que me encanta.
Prato Risoni de Polvo / Foto: Wender Gomes
Em seguida veio o prato principal, um Risoni de Polvo: Tentáculos de Polvo cozidos e assados na brasa, risoni, molho de tomate e manjericão. Pra quem gosta de massas e frutos do mar, é uma boa pedida.
Sobre o Festival
Com o tema “Polvo”, o evento reuniu 10 restaurantes locais, que apresentarão pratos exclusivos para celebrar a culinária costeira e inovar nas receitas com esse ingrediente, muito pescado na região.
Os estabelecimentos participantes — Aneis de Maracajaú, Parrachos de Maracajaú, Portal de Maracajaú, Caçúa, Tereza Pança, Quiosque do Guedes, Pajé, Buji, Maracajaú Bistrô e Quiosque Bikibu — exploraram sabores únicos e técnicas regionais, destacando a versatilidade do polvo em uma experiência gastronômica exclusiva. Cada restaurante elaborou receitas originais, oferecendo aos visitantes a oportunidade de degustar pratos criativos e típicos do litoral potiguar. Os pratos têm o valor único de 59 reais.
Restaurante Anéis de Maracujaú / Foto: Wender Gomes
O destino é conhecido por suas belezas naturais e rica vida marinha, e além da gastronomia, Maracajaú promete dias de lazer para todos os gostos, com atividades turísticas que completam a experiência do festival. Entre as principais atrações, os visitantes poderão explorar os famosos Parrachos de Maracajaú, recifes de corais situados a cerca de 7 km da costa, ideais para mergulho e snorkel. A programação inclui ainda kitesurf e passeios de quadriciclo, valorizando o contato com a natureza e a aventura.