Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Alguns são necessários para o funcionamento do site, enquanto outros nos ajudam a entender como você o utiliza e a personalizar anúncios.

logo
Início

Janeiro Branco: o desafio de lidar com a ansiedade cultural

Brasil
Wender Gomes
📅16/01/2025 às 08:00

O mês de janeiro é dedicado à conscientização sobre o cuidado com a saúde emocional dos brasileiros. Instituída em 2014, nasce em Uberlândia (MG) a campanha que, em 2023, se tornou nacional por meio da Lei Federal nº 14.556.

Segundo relatório da Organização Mundial da Saúde publicado em junho de 2022, quase 1 bilhão de pessoas viviam com transtornos mentais em 2019 no mundo, sendo 14% adolescentes. O relatório também aponta que pessoas com condições severas de saúde mental morrem, em média, de 10 a 20 anos mais cedo do que a população em geral, principalmente devido a doenças físicas evitáveis.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que o Brasil ocupa uma posição alarmante no cenário mundial: é o país com mais casos de ansiedade no mundo, com mais de 18 milhões de brasileiros que sofrem com transtornos de ansiedade, representando cerca de 9,3% da população.

Na obra Ansiedade Cultural, o autor Rafael Lopez-Pedraza trata de temas fundamentais para a psicologia e o autoconhecimento, que têm a ver com aspectos distantes e obscuros da natureza humana, já abordados, porém de forma superficial. Assim, o autor sempre liga o sintoma à manifestação de um arquétipo, procurando suas raízes. Vai fundo na matriz; não psicologiza; fala através das imagens, rondando-as, extraindo delas o que é importante para gerar o movimento da psique, sem dar respostas prontas.

Foto: Divulgação

2024 - Wender Gomes. Todos os direitos reservados.
Desenvolvidor por Pedro Lucas