Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Alguns são necessários para o funcionamento do site, enquanto outros nos ajudam a entender como você o utiliza e a personalizar anúncios.
Em comemoração ao cinquentenário de um dos clássicos da ficção potiguar, Os de Macatuba, do escritor Tarcísio Gurgel dos Santos, a livraria Cooperativa Cultural, localizada no Centro de Convivência da UFRN, está com uma programação especial no clube de leitura Banquete de Livros. O evento começa com a discussão da obra no dia 16 de abril e continua com a mesa-redonda Os de Macatuba: 50 anos depois, no dia 25 de abril, com a presença do autor. Ambos os encontros acontecem às 16h30. As inscrições estão abertas e são realizadas de forma separada, com certificados de 2 horas complementares para cada momento.
Publicada em 1975, Os de Macatuba foi a obra de estreia do escritor mossoroense Tarcísio Gurgel. Com uma narrativa desenvolvida na cidade fictícia Macatuba, a publicação é composta por 14 contos que, juntos, podem formar um romance. O livro é repleto de cenas inspiradas em ambientações do interior do Rio Grande do Norte. A produção também carrega essa influência nas marcas de oralidade no texto, característica presente em outros trabalhos do autor.
A discussão acontece no Centro de Convivência, Campus Central da universidade. A segunda parte da programação terá a participação do autor, Tarcísio Gurgel, e do escritor Humberto Hermenegildo no Auditório Fernando Bastos. O debate será realizado no Instituto de Políticas Públicas (IPP/CCHLA/UFRN). Os dois momentos são abertos para todos os interessados. Quem possui vínculo com a UFRN tem direito a horas complementares.
O livro pode ser adquirido na Cooperativa Cultural. Também é possível solicitar empréstimo na Biblioteca Central ZIla Mamede (BCZM) e na biblioteca do Centro de Ciências Humanas Letras e Artes (CCHLA/UFRN). Para mais informações sobre o evento e o clube de leitura, basta acessar o Instagram do Banquete de Livros.
Banquete de Livros
Incentivando a leitura e entendendo o ato como transformador e libertário, o projeto de extensão é uma parceria entre a universidade e a Cooperativa Cultural. Desde 2019, promove encontros para debates críticos de obras literárias. Atualmente, a iniciativa é coordenada por Lucas Lopes, técnico em assuntos educacionais no Instituto de Políticas Públicas (IPP), e pelos professores Rosanne Bezerra e Carlos Braga, do Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas (DDLEM).
O clube possui um cronograma semestral de leituras. Para 2025.1, os escolhidos foram: Os de Macatuba, de Tarcísio Gurgel; Uma temporada no inferno, de Arthur Rimbaud; e A gaivota, de Anton Tchékhov. As discussões acontecem no espaço interno da livraria, sempre de forma gratuita e aberta para toda a comunidade interessada.
Tarcísio Gurgel
Reconhecido pela forma como destaca aspectos culturais e linguísticos da região potiguar em suas obras, Tarcísio é jornalista, pesquisador, professor e escritor. Também é Doutor em Estudos da Linguagem pela UFRN e atuou como professor associado do Departamento de Letras (DLET/UFRN). Entre as obras publicadas estão: O Eterno Paraíso (1978), Informação da Literatura Potiguar (2001), Belle Époque na Esquina (2009) e Inventário do Possível (2015).
Foto: Divulgação