Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Alguns são necessários para o funcionamento do site, enquanto outros nos ajudam a entender como você o utiliza e a personalizar anúncios.
Dois renomados instrumentistas paulistanos, parceiros de longa data, partem para o nordeste do Brasil com o objetivo de dividir o palco com artistas locais e criar pontes entre culturas diferentes do país. Assim é o projeto “Caminhos Sonoros”, que trará o guitarrista Lupa Santiago e o pianista Paulo Braga para uma apresentação única nesta quinta-feira (06), às 19h, no auditório da Escola de Música da UFRN. Natal será o primeiro ponto dessa turnê inédita. O show local contará com a participação da cantora Haley Isadora. Em seguida a dupla irá para Aracaju (SE) e Recife (PE).
Lupa Santiago e Paulo Braga se destacam na composição e performance de música instrumental, explorando as possibilidades da formação de guitarra e piano em um estilo livre e inovador. A musicalidade da dupla pode ser ouvida em seus respectivos trabalhos, como nos álbuns “N101” (2014) e “Manhã” (2015). “Nosso horizonte sonoro é o de fazer música instrumental brasileira em uma visão contemporânea”, declararam.
O projeto abordará não só a performance ao vivo, mas também o intercâmbio criativo entre os artistas. Além das performances, cada show será seguido de um bate-papo enriquecedor entre os artistas, os convidados e o público, promovendo uma troca de ideias sobre o processo criativo e as experiências artísticas resultantes, reforçando a conexão entre os músicos e a comunidade local.
Lupa Santiago é guitarrista e compositor, tem 24 CDs lançaados em carreira solo e vários outros em parceria com artistas no Brasil e no exterior. Apresentou-se em 40 países, e lançou três livros didáticos na Alemanha e Brasil. É coordenador pedagógico da Faculdade de Música Souza Lima, e apresenta o programa Edição Limitada, na Rádio Eldorado.
Paulo Braga é integrante dos grupos QuartaD, Trio Bonsai, Trio 3-63 e, desde 1988, é parceiro de Arrigo Barnabé. Atuou como professor na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e foi coordenador artístico e pedagógico na Escola de Música do Estado de São Paulo. Ministrou workshops na Juilliard School em Nova Iorque (EUA), e apresentou-se em grandes casas de concerto como o teatro Carnegie Hall.
Para cada apresentação numa cidade diferente, os músicos ensaiarão e criarão um repertório inédito a ser apresentado, permitindo uma fusão de estilos e experiências diferentes entre Lupa, Paulo, e os convidados. Em Aracaju eles tocarão com o guitarrista Saulo Ferreira, e em Recife com o trombonista Neris Rodrigues. Logo após o show, os artistas realizarão um bate-papo com a plateia.
Haley Isadora, a convidada do show em Natal, é cantora, compositora e educadora de música. Mestra em Composição e Arranjo pela Universidade de Massachusetts (EUA), atua na cena musical do Rio Grande do Norte desde 2012, já tendo se apresentado no festival Fest Bossa & Jazz de Pipa e em diversas casas de show de Natal.
Serviço:
Projeto Caminhos Sonoros. Dia 06 (quinta), às 19h, na Escola de Música da UFRN. Às 20h30 terá bate-papo com os músicos. Entrada gratuita.
Tribuna do Norte
Foto: Divulgação