Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Alguns são necessários para o funcionamento do site, enquanto outros nos ajudam a entender como você o utiliza e a personalizar anúncios.

logo
Início

Brasil e Bolívia no palco! Clowns de Shakespeare apresentam “Fronteira Fracasso” no TAM

Cultura
Wender Gomes
📅24/03/2025 às 11:15

Uma vila imaginária nos confins da América Latina levanta discussões sobre os limites entre territórios reais e fantásticos. O espetáculo “Fronteira Fracasso”, fruto de uma parceria inédita entre os potiguares Clowns de Shakespeare e os bolivianos do Teatro de Los Andes, fará sua estreia nordestina no Teatro Alberto Maranhão, dias 23 e 24 (domingo às 19h, e segunda às 20h). A apresentação também faz parte das comemorações de aniversário dos 121 anos do TAM. Ingressos gratuitos via Sympla.

“Fronteira Fracasso” parte da investigação sobre os contrastes e as afluências em aspectos histórico-culturais, sociopolíticos, econômicos e as heranças das relações de disputas territoriais entre Brasil e Bolívia. Através de uma narrativa com elementos de realismo mágico, apresenta um vilarejo fictício e os seus habitantes envolvidos em um histórico embate para evitar serem divididos por uma fronteira.

A dramaturgia atravessa dois planos: o que denota o percurso criativo em si, seus insights transfronteiriços, e o da fábula compreendida num vilarejo fictício sob constante ameaça de ser dividido, ao que a população tenta reagir. São linhas imaginárias, ou marcos históricos ou geográficos que separam duas ou mais nações, definindo territórios. As fronteiras podem ser motivo de grande conflito entre os povos – ou não.

“Fronteira Fracasso” foi apresentado pela primeira vez em 2022, no Mirada, Festival Iberoamericano de Teatro de São Paulo, em Santos. Depois foi levada a diversos eventos Brasil e América Latina afora, como o Porto Alegre em Cena, Festival Internacional de Santa Cruz de la Sierra, Festival Internacional de La Paz, entre outros. A direção é de Fernando Yamamoto.

de. Fundado em 1991, em Yotala, o Los Andes é caracterizado pelo procedimento da criação coletiva e pela celebração das fontes culturais andinas.

Já o Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare foi fundado em 1993, e desenvolve uma investigação teatral com foco na construção da presença cênica do ator, na musicalidade da cena e do corpo e no teatro popular, sempre sob uma perspectiva crítica e colaborativa. O grupo já passou pelo Equador, Colômbia, Peru, Chile, Uruguai, Bolívia, Portugal e Espanha, participando dos principais festivais do Brasil e grandes eventos estrangeiros de teatro.

Os Clowns também trabalham com produção, treinamento e pesquisa e ministra cursos e oficinas, dentre as quais destaca-se o “Laboratório da Cena Clowns de Shakespeare”, que desde 2015 traz à Natal participantes de toda a América Latina para uma imersão de duas semanas no desenvolvimento de um curto processo de criação junto ao grupo.

Serviço:
Espetáculo “Fronteira Fracasso”. Dias 23 e 24 (domingo e segunda), no TAM. Ingressos gratuitos devem ser retirados no site Sympla.

Foto: Divulgação

2024 - Wender Gomes. Todos os direitos reservados.
Desenvolvidor por Pedro Lucas